23 May 2012

A ajuda que vem de longe


Presidente do Rotary Clube de Armidale Central, Jeremy Smith (direita)
Chris Ross-Smith (esquerda)
Rotariano Chris Cole


O Rotary Clube da Austrália (Armidale Central D9650) está trabalhando para ajudar a APS Down Associação de Pais e Amigos das Pessoas com Síndrome de Down - em Londrina. Os rotarianos trabalham o ano todo para organizar uma feira de livros na cidade de Armidale. A Feira de Livros acontece há 15 anos e já arrecadou um total de 250 mil dólares.

A comunidade doa livros, depositando-os em um local apropriado (uma caixa coletora de livros), próximo à piscina da cidade, que tem hoje 25.000 habitantes. Membros do Rotary Clube esvaziam a caixa 2 vezes por semana e levam os livros à um abrigo - local cedido por um membro do clube. Os livros são catalogados, separados e encaixotados. A feira acontece no hipódromo da cidade.

Os livros são coletados durante os 12 meses do ano. Este ano 60 mil livros fizeram parte da feira do livro. São 8 dias de feira com muitos patrocinadores diferentes para cada dia da semana. O valor arrecadado é utilizado para projetos locais, nacionais e internacionais.

Este ano o Clube já ajudou várias instituições: Asilo Autumn Lodge Retirement Village, Conservatório de Música de New England, hospital Armidale and New England, Anglicare, Sociedade St Vincent de Paul. Todos os anos o clube também patrocina muitos projetos de jovens. 

Parte da renda arrecadada na feira foi repassada para ajudar a APS Down no Brasil, para o projeto da Cozinha-escola que estamos desenvolvendo em uma parceria com o Rotary local em Londrina.