19 June 2012

APS Down nas Festas Julinas 2012

    Festa Junina 2010 Festa Julina em prol da APS-DOWN Festa Junina 2009

 A APS Down estará presente com uma barraca nas Festas Julinas:



Escola Premier  Sáb 7 de julho


AREL   Sábado  21 de julho

        A renda das barracas será revertida à instituição.


Festa Junina, também conhecida como Festa de São João por comemorar o nascimento de São João Batista, é uma celebração que acontece todos os anos no Brasil e está historicamente relacionada  com a festa pagã do solstício de verão (na Europa) ou do inverno (no Brasil).  Estas celebrações, que foram introduzidas pelos portugueses durante o período colonial (1500-1822), são realizadas em todo o Brasil, em especial para comemorar o dia de Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. Festas juninas são comemoradas em muitos países ao redor do mundo. No entanto, eles são muito populares nos países europeus cristãos.

Como o Nordeste do Brasil é em grande parte árido ou semi-árido essas festas populares não só coincidem com o final das estações chuvosas na maioria dos estados do Nordeste, mas também proporcionam às pessoas uma oportunidade de dar graças a São João pela chuva recebida.

Como acontece no Carnaval, a Festa Junina também envolve traje específico (neste caso, os trajes de camponeses). Roupas, comidas, danças típicas (particularmente a quadrilha)  e fogos de artifício   celebram a vida rural.


O traje tradicional para a festa é 'Caipira', camisa xadrez, chapéu de palha e botas de montaria, mulheres usam tranças, vestidos xadrez, todos em um tributo às origens da música country brasileira.


Hoje, acima de tudo, festas juninas são um grande motivo para as igrejas, escolas, faculdades, empresas e até mesmo famílias e amigos se reunirem para se divertir. Em todos os finais de semana do mês de junho você pode encontrar uma festa junina por perto.