08 March 2013

Graças ao Brasil, Dia da Síndrome de Down, 21/3, será comemorado por todos os 193 países da ONU



O Dia Internacional da Síndrome de Down será celebrado no dia 21 de Março nos  países-membros da ONU. A data entrou no calendário da organização por iniciativa brasileira.
O objetivo do dia é valorizar as pessoas com síndrome de Down e conscientizar a população sobre a importância da promoção dos direitos inerentes às pessoas que nasceram com a síndrome de desfrutar uma vida plena e digna, como membros participativos em suas comunidades e na sociedade.
A data é simbólica porque se refere aos 3 cromossomos 21 que caracteriza quem tem a trissomia do cromossomo 21 (21/3).
Aqui e ao redor do mundo, vários eventos estão sendo programados para celebrar a data.
II Conferência na ONU
A exemplo do ano passado, a Missão Brasileira junto à ONU co-patrocinará Conferência na sede das Nações Unidas em Nova York, que terá como tema “Direito ao Trabalho” (http://www.worlddownsyndromeday.org/wdsd-conference-2013).
Breno Viola
O Brasil será representado pelo carioca Breno Viola, Auto-Defensor do Movimento Down, faixa preta de judô e ator do filme “Colegas”, com a palestra “Trabalho e Acessibilidade”. Além disso, o trailer do filme “Colegas”http://blogcolegasofilme.com/ será exibido durante o evento e será lançada a versão em inglês da canção da campanha brasileira “Ser Diferente é Normal” – um hino à diversidade. (www.serdiferente.org.br)


No Brasil
No Brasil, a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down elegeu “Educação e Trabalho, Direito de Todos” como tema das comemorações. O país lidera o número de eventos organizados desde que o dia internacional foi criado, em 2006.
Veja a programação atualizada em: www.inclusive.org.br.
Sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down
O Dia Internacional foi criado pela Down Syndrome International e é comemorado desde 2006. A data escolhida foi 21 de março (21/3) para representar a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética. O objetivo do dia é disseminar informações sobre a síndrome de Down e promover a inclusão das pessoas com síndrome de Down na sociedade, garantindo todos seus direitos e deveres.
Para mais informações sobre o dia internacional, visite o site DSi.
Liderança brasileira
Uma resolução para designar 21/3 como “Dia Internacional da Síndrome de Down” foi aprovada por consenso pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2011. A resolução foi proposta e promovida pelo Brasil, e co-patrocinada por 78 Estados membros da ONU.
Para saber sobre o processo de resolução na ONU, consulte:
Sobre a síndrome de Down
A síndrome de Down é uma ocorrência cromossômica natural e universal, que está presente em todos os gêneros, raças e classes sociais e sempre fez parte da humanidade (veja Síndrome de Down na História).
Ela afeta 1 em cada 700 nascidos vivos, em média (Veja Estatísticas –http://www.movimentodown.org.br/2012/12/estatisticas/). A síndrome de Down geralmente provoca diferentes graus de deficiência intelectual e física e alguns problemas médicos associados.
Fonte: www.inclusive.org.br